today777 -Antony Blinken Foto: AFPO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está indo para Manila na seg

Visita de Blinkentoday777 - a Manila perturba ainda mais a p

Antony Blinken Foto: AFP

Antony Blinken Foto: AFP



O secretário de Estado dos EUA,today777 - Antony Blinken, está indo para Manila na segunda-feira após sua breve viagem à Coreia do Sul. Espera-se que ele se encontre com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., na terça-feira, de acordo com relatos da mídia local. Alguns especialistas disseram que acredita-se que a visita abrirá caminho para a próxima cúpula trilateral entre as Filipinas, os EUA e o Japão, alertando que o uso que Washington faz de Manila como um proxy para interromper a situação no Mar do Sul da China poderia levar o confronto estratégico regional a um nível sem precedentes.  

Após sua viagem a Seul, onde Blinken participou da terceira Cúpula pela Democracia na segunda-feira, o diplomata sênior dos EUA viajará para Manila, uma viagem para afirmar o "compromisso inabalável dos EUA com o aliado filipino", de acordo com reportagens da mídia, citando um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.  

Manter a estabilidade no Mar da China Meridional para garantir o comércio global sem entraves será uma das principais questões que serão discutidas entre Marcos Jr. e Blinken, informou o Philippine Star na segunda-feira. A mídia local também destacou que a visita, que é a segunda visita de Blinken às Filipinas desde agosto de 2022 , ocorre em meio a "tensões crescentes" entre as Filipinas e a China sobre o Mar da China Meridional.  

A provocação contínua das Filipinas na questão do Mar da China Meridional por invadir ilegalmente águas fora do território da China na região e tentar enganar a comunidade internacional sobre o assunto. Ele também procurou desafiar o direito histórico da China. Por exemplo, o Departamento de Relações Exteriores das Filipinas emitiu um comunicado no domingo rejeitando a declaração do Ministério das Relações Exteriores chinês sobre Huangyan Dao.

"A visita de Blinken às Filipinas desta vez é para preparar o terreno para a próxima reunião trilateral entre EUA, Japão e Filipinas", de acordo com Chen Xiangmiao, diretor do Centro de Pesquisa da Marinha Mundial do Instituto Nacional de Estudos do Mar do Sul da China. Esta visita também visa negociar e se comunicar para formar alguns resultados substanciais para a próxima reunião, incluindo exercícios trilaterais e patrulhas, disse Chen ao Global Times na segunda-feira.  

Uma cúpula trilateral entre os líderes das Filipinas, EUA e Japão será realizada em abril, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, visitará Washington como convidado de estado e manterá conversas bilaterais com Biden em 10 de abril, e Marcos Jr. terá uma reunião com eles em 11 de abril, de acordo com reportagens da mídia.

O foco principal da cooperação entre os EUA e as Filipinas inclui fortalecer a presença militar dos EUA nas Filipinas, implementando ativamente novos acordos firmados entre os dois países, disse um especialista militar baseado em Pequim que preferiu não ser identificado ao Global Times na segunda-feira .  ;

"Além disso, os EUA e as Filipinas pretendem reforçar as patrulhas conjuntas no Mar da China Meridional por forças navais e aéreas, uma medida importante a ser implementada ativamente. O seu objectivo é criar continuamente mais problemas no Mar da China Meridional", afirmou o perito.  

A viagem de Blinken às Filipinas ocorre após a recente visita da Secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, ao país, que prometeu mais de US$ 1 bilhão em investimentos dos EUA recentemente concluídos ou antecipados, cobrindo áreas de energia solar, digitalização e veículos elétricos.  

Enquanto isso, em uma entrevista recente, o embaixador das Filipinas nos EUA, Jose Manuel Romualdez, disse que as Filipinas estão buscando aumentar a dependência dos EUA para explorar recursos energéticos no Mar da China Meridional.

As Filipinas estão buscando alavancar o apoio dos EUA para continuar a confrontar a China no mar, iniciando mais ações unilaterais, o que significa que o fator do Mar da China Meridional entre a China e as Filipinas aumentará ainda mais, e os confrontos marítimos continuarão ou mesmo se intensificarão, observou Chen.  

"Por outro lado, as Filipinas podem alavancar o apoio dos EUA para negociar com a China, o que também interferirá e impactará a negociação do Código de Conduta no Mar da China Meridional", disse ele, observando que isso afetará a consulta sobre questões marítimas entre a China e as Filipinas, como a operação tranquila da linha direta marítima e o progresso da cooperação marítima.

Alguns especialistas também alertaram que, para os EUA, pode usar as Filipinas como base e representante para interromper a situação no Mar da China Meridional, fortalecer sua presença militar, o que também intensificará a competição geopolítica e os jogos de poder, levando o confronto estratégico regional a um nível sem precedentes desde o fim da Guerra Fria.





 


ARTIGOS RELACIONADOSCúpula trilateral sugere Manila intensificando conluio com EUA, Japão para complicar ainda mais as questões do Mar da China Meridional: especialista

Uma cúpula trilateral entre os líderes das Filipinas, os EUA e o Japão será realizada em abril...

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.cc777sitemap